Fazer um piquenique, é uma óptima actividade de verão para matar um pouco as saudades. O verão e os dias de calor convidam sempre a programas ao ar livre. Já temos saudades de juntar família e amigos e voltar a partilhar momentos juntos, não é verdade? No entanto nos tempos em que vivemos temos que o fazer em segurança e em espaço amplos.
Para que corra tudo bem no piquenique e para que nada falte é muito importante prepará-lo e organizá-lo, por isso vou partilhar algumas dicas para vos ajudar. Combinado?
Tudo que precisam saber para fazer um piquenique:
Escolha do local
Decidam antes de mais a data e o local onde vão fazer o piquenique, considerando que quanto maior for o espaço mais segurança e distanciamento vão conseguir ter. Dependendo do local podem precisar levar mais coisas ou menos por exemplo: se quiserem fazer na praia, é melhor levar um guarda-sol se for num jardim com árvores e sombras não é necessário. Ainda assim não se esqueçam de levar protetor solar e de ver a previsão meteorológica.
Manta ou toalha
Pode ser a típica toalha de piquenique, aquela quadriculada vermelha e branca, mas também pode ser uma manta grande que sirva para colocar a comida. Também podem incluir almofadas, bancos e cadeiras de praia.
Tudo cortado e separado
A minha sugestão é que levem as tartes, empadas e frutas tudo já cortado e separado em caixas bem fechadas. É mais prático e dá menos trabalho no momento de comer. Podem utilizar uns palitos e fazer assim porções individuais. Já agora aproveito para sugerir que escolham receitas fáceis de executar e de transportar e evitem molhos e alimentos que se possam estragar facilmente com o calor. Ideias para se inspirarem não faltam aqui!
O papel de alumínio
Façam as sandes ao vosso gosto e embrulhem em papel de alumínio ou guardanapos. De seguida coloquem em sacos herméticos.
Água
Façam águas aromatizadas e coloquem estas águas frescas em garrafas de vidro. Se conseguirem ponham no congelador no dia anterior e levem-nas ainda congeladas, assim vão conseguir ter água fresca mais tempo. Ou então levem a arca com gelo, será garantido que têm sempre bebidas bem frescas.
Arca ou sacos térmicos
Vão ser uma grande ajuda para manter tudo em bom estado de conservação e fresco. Mas não se esqueçam de perceber qual a sua capacidade. A nossa tendência é fazer sempre mais do que aquilo que cabe e depois como diz o ditado queremos “por o rossio na rua da betesga” . Por isso, organizem o espaço e conservem os alimentos mais frágeis nas partes superiores. Não se esqueçam de manter a arca ou saco térmico bem fechado e abri-lo o mínimo possível, pois assim assim vão conseguir uma melhor refrigeração.
Aquelas coisas que nos esquecemos sempre…
“não me posso esquecer disto, ou daquilo… ” mas nunca apontamos e quando estamos no piquenique e querem abrir uma garrafa, percebemos que o abre garrafas ficou na gaveta de casa.
A quem é isto nunca aconteceu?!
Para evitar estas situações, aqui fica uma lista de coisas que nos esquecemos facilmente. Escrevam num papel ou coloquem nas notas do telemóvel e confirmem antes de sair de casa se levam:
- guardanapos, e papel-toalha
- sacos para os lixos e para a reciclagem
- tábua para cortar queijos, pão, …
- faca de serra ou canivete
- pratos, copos e talheres (reutilizáveis ou biodegradáveis),
- abridor de garrafa
- protetor solar, repelente natural de insectos ou uma vela de citronela. álcool-gel e máscara
- música
Já agora mais uma sugestão. Se ao vosso piquenique quiserem juntar um belo churrasco podem ler os segredos para fazer um bom churrasco e ainda e conhecer quais são as melhores carnes para churrasco.
Agora é só começar a pensar qual a melhor data, marcar um dia e criar boas memórias em família e com amigos.
Bom piquenique