O molotof é daquelas sobremesas que marca presença nas mesas portuguesas todo o ano, isto é certo. O que também é certo é que esta sobremesa não é um doce fácil de fazer. Muitas vezes recebo mensagens a perguntarem-me quais os truques para conseguir um molotof alto e fofo.
Ou seja, o grande desafio desta sobremesa tem a ver com o facto de evitar que ele murche, pois há sempre o risco de na hora de o servir ele abater. para que isto não aconteça vou partilhar alguns truques e também a receita claro.
Truques para conseguir um molotof alto e fofo
- Bater mesmo muito bem o merengue
- Untar a forma com manteiga e polvilhar com açúcar
- Forno pré aquecido a 180º
- Bater na forma para tirar o ar, depois de colocar o conteúdo no interior
- Não abrir o forno enquanto estiver a cozer
- Deixar cozer só 3 dedos de altura
Receitas para todos os gostos
Para quem preferir o tradicional pode fazer o Molotof com creme de ovos e amêndoas . Para quem não gosta de perder muito tempo pode ver este video do Molotof em 18 minutos . Já para quem quer arriscar em novos sabores e sair do tradicional pode aventurar-se pelo Molotof de chocolate ou pelo Molotof com molho de laranja.
Sabiam que há quem chame Molotov a esta sobremesa?
Durante a Guerra de Inverno, os soviéticos não estavam a bombardear cidades finlandesas mas sim largar alimentos. Por isso, as bombas russas foram chamadas de “cestos de pães de Molotov” e as bombas improvisadas pelos finlandeses contra os russos de cocktails Molotov. Tendo em conta a semelhanças, o povo português também começou a denominar a sobremesa de “pudim Molotov”.
Boas Receitas