A semana entre o Natal e Ano Novo costuma significar férias. Pais ou avós aproveitam estes dias para fazer alguns passeios e ter momentos de família com sos seus filhos ou netos. Assim, relembro que há vários locais de norte a sul do país cheios de espírito natalício e prontos a serem visitados. Por isso deixo aqui 8 sugestões que fazem as delícias de miúdos e graúdos, para visitarem, sentirem a magia desta época e ainda provarem iguarias locais e quem sabe beber um vinho quente.
Estão prontos para conhecer as várias aldeias, mercados e aldeias de Natal?
8 sugestões que fazem as delícias de miúdos e graúdos
Perlim – Quinta do Castelo – Santa Maria da Feira
Até 30 de dezembro – entrada paga
“Em Perlim não falta nada, mesmo nada, para ser feliz!” Está cheio de actividades como voar num slide, dançar numa discoteca à medida, saltar de árvore em árvore, passear pelos natureza, deslizar na pista de trenós, entrar na padaria da Lapónia, mergulhar em histórias de encantar ou andar de carrossel e de comboio. Assim, com esta descrição não acham que este local merece uma visita?
Cabeça Aldeia Natal
Até 2 janeiro
Também conhecida como a “Aldeia de Natal mais ecológica do país”, “Cabeça, Aldeia Natal promete um cenário idílico, natural e genuíno associado a uma programação apelativa alusiva à época natalícia.” Já visitaram esta aldeia? Vale mesmo a pena, porque a juntar a tudo isto que referi, há ainda a decoração e iluminação e também as tasquinhas e um mercado de Natal.
Sabugal – O maior presépio de Portugal
Até 9 de Janeiro
Como de certeza muito de vocês já sabe, aqui podem visitar o maior presépio de Portugal que ocupa 1.100 metros quadrados (m2), onde assistem a um espetáculo com as tradicionais personagens do presépio de Natal numa recriação feita com elementos naturais como por ex: musgos ou troncos de castanheiros. Ou seja, têm que colocar esta visita na vossa lista porque para além do presépio, o mercadinho de Natal também marca presença com vários produtos e artesanato da região.
Óbidos Vila Natal
Até 2 janeiro – entrada paga
A já conhecida vila natal promete magia e diversão com um presépio em tamanho real, a casa do pai natal, roda gigante, pista e rampa de gelo, Carrossel de Cavalinhos, o Simulador de Realidade Virtual ou o comboio da terra, jogos, pinturas faciais, arborismo. Pois é, aqui também não faltam os doces e claro a já tradicional ginjinha de óbidos
Até 2 janeiro – entrada livre
Talvez seja o local que mais conhecem, estou certo? Aqui as atrações são a roda gigante, a árvore de natal, a visita á casa do pai natal e ainda uma pista de gelo para deslizar e entrar em bem no novo ano.
Aldeia Natal do Seixal
até 2 de janeiro
No centro histórico do Seixal vive-se a magia com duendes e outras personagens a povoar as ruas do “bosque nevado” onde fica a casa do Pai Natal. Há também viagens no comboio que percorre a zona ribeirinha, acrobacias na pista de gelo e carrossel. Aqui também não faltam as tentações doces da época.
Castelo Mágico – Montemor-o-velho
Até 30 de Dezembro – entrada paga
Este é um lugar encantado para desfrutar em família com pista de gelo, comboio mágico, slide nas muralhas, passeios com animais e as sessões de astronomia para bebés. Parece bem giro não acham?
Aldeia dos Sonhos – Loulé
Até 1 Janeiro
A magia em Loulé concentra-se na Cerca do Convento Espírito Santo, Alcaidaria do Castelo, Largo D. Afonso III e Largo de S. Francisco, onde podem encontrar: pista de gelo, o carrossel, o comboio, a casa do Pai Natal. Aqui podem ainda provar iguarias da quadra natalícia como filhoses e rabanadas.
Algumas notas importantes:
Antes de irem visitar este locais consultem os respetivos sites ( clique no titulo de cada sugestão e entrem nas respetivas páginas) e confirmem:
- se ainda há bilhetes
- quais os horários
- se necessitam teste os certificado
- quais as regras de segurança
É fundamental estar em segurança e por isso é possível que alguns locais tenham reforçado as medidas e até reduzido o numero de visitas. Por isso tenham em vosso poder toda a informação antes de se deslocarem. Ou seja, seria mesmo muito frustrante chegarem não poderem visitar, concordam comigo? E já agora evitem levar os carros para os centros onde existe mais confusão. Estacionem um pouco mais longe e assim também fazem uma caminhada para ajuda no detox pós Natal.
Boas visitas e Boas Festas