loader image

10 Dicas para poupar na cozinha

Estas 10 dicas para poupar na cozinha, são inspiradas na minha avó e nas avós do nosso país com quem me fui cruzando. Porque se há alguém que sabe poupar são as avós! Por isso, juntei várias dicas, adaptadas à rotina dos dias de hoje, que ajudam a reduzir os custos de refeições, alimentos e até se possível, contas no final do mês.

Prontos para começar a anotar? Espero que sim, então aqui vão alguns truques!

10 dicas para poupar na cozinha

1 – Fazer a lista de compras 

Tudo começa no momento de ir às compras. Estes são alguns truques: ir com uma lista feita, fazer as compras de barriga cheia, sem crianças e aproveitar os cupões e promoções. Podem ler o meu artigo “Como fazer a sua lista de compras”.

2 – Esvaziar o seu stock de alimentos

De vez em quando, deixem de ir às compras durante uma semana e utilizem todos os alimentos que tiverem na vossa despensa, frigorífico e congelador. Desta forma vão conseguir esvaziar o stock, descobrir alimentos que já não se lembravam que tinham e utilizar alguns que estão que a chegar ao fim de validade.

3 – Ter sempre sopa feita. 

É rápida, fácil e barata de fazer . Dá para congelar e é algo que sacia, o que significa que se comerem antes das refeições consomem menos alimentos de seguida. Ter sempre sopa no frigorífico ou congelador também ajuda naqueles dias em que não apetece fazer nada e não caimos na tentação de comer comida pré-feita ou mandar vir.

Algumas ideias de sopas: Creme de legumes, Sopa de peixe com hortelã, Sopa de tomate

4 – Usar panelas com tampa e aproveitar o calor

Tapem sempre as panelas durante a cozedura pois demora menos tempo a cozer e consequentemente poupam  no consumo do fogão. Desliguem o fogão antes de terminar a cozedura e aproveitem o calor da comida para acabar de cozer. 

5 – Fazer os seus bolos, sobremesas e doces ou compotas 

Porque é que os bolos das avós são uma recordação inesquecível? Todas as avós fazem os seus bolos  porque comparado com os de compra para além de ficar mais económico, são mais saudáveis e saborosos. Ficar com vontade de experimentar? E que tal começarem por experimentar fazer o: Bolo da minha avó ou então tentarem chegar ao saber do Bolo de bolacha, Bolo fofo de laranja, Bolo de chocolate, Bolo de côco da avó!

E se é verdade que as avós são especialista em bolos, também é verdade que nas compotas são fora de série.

Fazerem as vossas próprias compras ajuda a aproveitar a fruta e legumes demasiado maduros para comer evitando assim o desperdício.

6 – Congelar comida em doses certas

Praticamente todos nós temos o hábito de congelar comida cozinhada ou não. Mas o que acontece frequentemente é que não congelamos a dose certa, mas sim toda a quantidade. O que acontece depois? Exato, temos que descongelar tudo e por vezes é uma quantidade superior aquilo que precisamos. Lembrem-se de congelar a dose certa desta forma está a evitar o desperdício.

7 –  Descongelar ao natural

Falámos no ponto anterior de congelar, agora é a vez de descongelar. Descongelar ao natural é uma prática que as avós utilizam. Lembram-se de ver os bifes na bancada ou no frigorífico?

É muito fácil esquecer de o fazer. E depois queremos que um pedaço de carne descongele em 10 minutos e lá vamos nós até ao micro-ondas porque é hora de fazer o jantar. Coloquem um lembrete no telemóvel, vão ver que ajuda.

8 – Sobrou, aproveitou! Conhece esta expressão?

Aproveitem o que sobrou para fazer uma nova refeição. Eu sei que as vezes já não há imaginação para o almoço ou jantar, mas passem pelo separador das minhas receitas e inspirem-se!

9 – Comprar diretamente ao produtor

Se tiverem a possibilidade de comprar fruta e legumes diretamente ao produtor vão perceber que para além de haver diferença no preço também a há no sabor. São sempre produtos mais saudáveis e com sabor .

10 – Fazer uma refeição vegetariana por semana 

Ajuda a poupar na despesa da carne e peixe e como é algo que está na moda há muitas receitas boas, fáceis de confeccionar e com ingredientes que usamos diáriamente. Conheçam as opções veggie da Teleculinária para se inspirar.

A alimentação ocupa sempre uma grande fatia do nosso orçamento e como não podemos deixar de comer, o melhor é utilizar algumas dicas para:

  • poupar na cozinha no orçamento
  • fazer uma alimentação equilibrada e saudável
  • evitar o desperdício

Espero que esta partilha vos possa ajudar e deixem nos comentários outras estratégias que usam para podermos aumentar as dicas deste artigo.

Chef Luís Machado

Parceiros