loader image

7 dicas para fazer as melhores fatias douradas

Rabanadas, fatias douradas, fatias paridas ou fatias de ovo, são sim o mesmo doce natalício tão conhecido nas nossas mesas portuguesas. O nome muda consoante a zona do país assim como a forma de as confeccionar. Existem diferentes variedades a começar pelo pão. O pão pode ser as sobras que temos em casa ou aquele que se vende nas padarias, preparado especialmente para as rabanadas. 

Há receitas que onde se usa vinho outras leite e outras prescindem da água, molhando as rabanadas só com mel quente. Também há quem use casca de limão ou de laranja ralada para aromatizar o leite. Resumindo, as fatias de pão podem ser molhadas em leite, vinho (por exemplo no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) em calda de açúcar ou mel, depois de passadas por ovos as fatias douradas devem ser fritas ou assadas. Tudo depende da zona do país.

Como fazê-las?

As rabanadas, fatias douradas, fatias paridas ou fatias de ovo são muitos simples de fazer e deixo-vos aqui 3 receitas diferentes para experimentarem:

Fatias douradas

Fatias douradas no forno

Rabanadas recheadas

Fatias paridas

7 dicas para fazer as melhores fatias douradas:

  1. Óleo – usem óleo bem quente para fritar as rabanadas, assim as fatias douradas fritam por foram e ficam cremosas por dentro.
  2. Pão – o ideal é usar pão comprado há dois ou três dias, por exemplo cacete/baguete francesa, pão de forma ou outro que gostem mais.
  3. O pão fresco – tem tendência para absorver mais o óleo e acaba por deixar a rabanada oleosa.
  4. Corte – As fatias de pão devem ser grossinhas para não se desfazerem quando as mergulharem no leite. Assim ficam mais firmes e mais crocantes ao serem fritas.
  5. Leite – sejam rápidos ao passar as fatias pelo leite e não ficar demasiado tempo para evitar que se desfaça e perca  a firmeza.
  6. Ovos – creio que há quem não passe a fatia por leite ou misture o leite com os ovos, ou seja, salta etapas para ser mais rápido. Mas, sejam paciente e primeiro mergulhem as fatias no leite e depois nos ovos. Assim, vão ficar mais douradinhas, crocantes e saborosa.
  7. Papel absorvente – depois de fritar as fatias  coloquem-nas para escorrer em papel absorvente. Assim, vão conseguir uma rabanada mais crocante e sequinha.

O natal est´a mesmo ai à porta por isso vamos lá por mãos à obra para ter umas deliciosas rabanadas na mesa de natal.

Parceiros