Quentinho e com manteiga derretida, quem resiste? O pão faz parte da nossa alimentação e até há um ditado que diz que “casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”. Há quem só coma pão do dia, há outros que gostam mesmo é de torradas e há também quem aproveite ao máximo o dos dias anteriores. E assim é que deve ser porque este é um alimento reaproveitável evitando o desperdício alimentar. Para vos ajudar a utilizar e dar mais tempo a este alimento que todos gostamos dure mais tempo, deixo-vos truques, dicas e receitas.
O que fazer para este alimento que todos gostamos dure mais tempo?
A conservação é importante para prolongar a vida útil deste alimento.
Cortar
Optem por cortar o pão em casa em vez de trazer cortado do supermercado. Enquanto está “inteiro” o pão manter-se-á fresco por mais tempo, Por isso cortem as fatias apenas à medida que forem precisando delas a não ser que vá congelar
Congelar
Se o pão ainda estiver quente, nunca congelar, porque fechar um pão quente para não perder o calor é um grande erro. Deixem ficar frio e depois guardem dentro de um saco de congelação bem fechado. Neste caso podem cortar e congelar as fatias, pois assim só vão usar o que precisam. O pão pode durar até seis meses no congelador, no entanto, a partir de um mês começa a perder sabor.
Guardar
Para guardar devem fazê-lo à temperatura ambiente dentro de um recipiente seco de forma a que fique protegido, mas possa “respirar”. Não guardem o pão no frigorífico.
Secou
o pão acabou por ficar seco. Passem o pão ligeiramente por água, ou seja, sem encharcar e levem ao forno a 180 ºC durante uns minutos. Vai ficar óptimo para consumirem no momento ou nas 2/3h seguinte, caso contrário pode ficar seco novamente.
Torradas
Na minha opinião são uma óptima opção.
O calor ajuda a crosta a ficar crocante e o miolo a ficar húmido e fofo. Mas devem consumi-lo no momento.
Se mesmo depois de lerem estas dicas e truques insistirem em deixar o pão endurecer então o melhor é usa-lo nestas receitas.
Receitas
Recheado com farinheira e queijo