loader image

7 dicas para poupar no menu de Natal

O Natal é sempre uma época de muitos gastos e muitas vezes não olhamos a preços para ter a melhor consoada e dia de natal com a familia e amigos. No entanto, é possível uma noite e dia de Natal perfeita sem arruinar as finanças. Por isso vou partilhar convosco 7 dicas para poupar no menu de natal, que também pratico no meu Natal.

7 dicas para poupar no menu de Natal

1. Fazer um planeamento e definir um orçamento

Definir o menu com tempo e fazer uma lista de compras realista do que necessita considerando o nº de pessoas e as quantidades . Também é importante estabelecer um orçamento para o que querem gastar e cumpri-lo. Assim a tentação de gastar mais e resvalar o orçamento é menor.

2. Comparar os preços

Se têm o hábito de fazer compras em grandes superficies, atualmente as compras on-line já são muito fáceis de fazer o que permite uma rápida e fácil comparação de preços e uma entrega em casa sem filas nem confusões. Outra opção é consultarem os folhetos deixados na caixa de correio para fazer a comparação. Esta regra deve ser aplicada todo o ano mas nesta época pode ser ainda mais útil.

3. Promoções

Se fizer um planemaneto com antecedência pode usufruir das promoções e comprar aos poucos sobretudo os ingredientes com largos prazos de validade. No caso por exemplo do cabrito, polvo ou bacalhau já sabem que podem comprar e congelar. Vejam aqui dicas para congelar

4. Fazer você mesmo

Comprar tudo feito no natal pode ser a pior estratégia quando querem poupar ainda que seja uma ideia muito atrativa. Façam vocês em casa, certamente que sai mais económico é mais saudável e saboroso. Aqui no site têm muitas receitas de natal . É só pesquisar pelo nome que procuram e têm receitas desde sonhos a arroz doce passando pelo bolo-rei e tronco de natal e até podem ver a Lampreia de ovos.

5. Reduzir um pouco o lado consumista

Bem sei que o Natal é uma época especial, e também sei a quantidade de comida que sobra nestas alturas. Reduzam um pouco a quantidade porque as opções são várias e as vezes só de olhar ficamos cheios. Por exemplo há sempre as várias entradas de queijos e enchidos variados. Eu sei que são deliciosos mas também são produtos caros. Se não querem abdicar reduzam e tenham menos quantidade e variedade até porque são entradas apenas e além disso retiram o apetite para o prato principal . O mesmo se aplica aos doces. Digam-me lá se não há sempre doces que vão para o lixo porque já estão secos e ninguém come?

6. Distribuir um pouco os custos

Se vai receber familiares em sua casa para o Natal peça uma sobremesa a uns, vinho a outros e entrada a outros. De certeza que ninguém vai dizer que não e vocês ainda que fiquem com a despesa dos pratos principais, sempre é uma ajuda .

7. Escolher produtos da época e locais

Os produtos da época acabam sempre por ser mais económicos do que os que não pertencem a esta época. Por exemplo para as saladas de fruta usem as frutas de inverno. Para a decoração de bolos ou partes também se consegue fazer com frutas da época. Ou seja, é só dar asas à nossa imaginação. E se conseguirem ir comprar as frutas e legumes ao mercado local ou feiras conseguem de certeza preços mais baixos e maior qualidade.

Agora que já leu é só por em prática!

Boas festas

Parceiros