Sobre mim


Chef Luís Machado Nasci nas lezirias Ribatejanas em Salvaterra de Magos a 4 de Abril de 1978 e descobri muito cedo que cozinhar é a minha grande paixão. 


A minha cozinha define-se por ser simples, rápida e bem apresentada. 
Crio pratos práticos e ao mesmo tempo saborosos e nutritivos com o intuito de provocar sensações que nos levam à cozinha dos nossos avós de uma forma sofisticada com métodos de confeção saudáveis dando o maior respeito aos ingredientes. 
Foi precisamente com a minha avó, que desde pequeno me ensinou, como ela dizia, “a cozinhar pelos cheiros” que comecei a desenvolver esta paixão, que me levou mais tarde a ter como referência grandes nomes da cozinha Portuguesa, com quem tive a oportunidade de trabalhar: Chef Silva, Maria de Lurdes Modesto, Chef Hernani Ermida, … 


Viajar é outra grande paixão e juntá-la com a cozinha é como ter “o melhor dos dois mundos”. Ao fazer viagens descubro novos sabores, texturas, cheiros, cores, aromas, ingredientes, … que me desafiam a inovar na minha cozinha, e isto é uma aprendizagem constante que obtenho através dos povos.
O reconhecimento exterior pelo meu trabalho chegou, quando fui convidado para produzir receitas do livro “Sem Pedra de Sal” da autoria de Maria Antónia Peças e João Breda, do livro “Chef Silva - O senhor Teleculinária - 74 Anos de vida intensa”, da autoria de Amílcar Malhó, editado pelas Edições Plural e receitas do livro Receitas Económicas, da Autoria da dica da semana, editado pelo Lidl & Cia.
Participo com regularidade em rubricas culinárias de programas de televisivos e sou juri em muitos concursos gastronômicos. 


Tenho uma Licenciatura em Produção Alimentar em Cozinha, pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril em 2001 e a minha experiência profissional passa pela colaboração com “ A Coudelaria”, “T-Club”, “heinz Portugal”, “CateringPor”, “Quinta do Casal Novo”, “Alfoz” entre outros.
Sou consultor das Edições Plural “ Teleculinária” onde dou workshops de cozinha e preparo e confeciono receitas para varias revistas.
Sou formador na Escola Superior de Hotelaria e Tecnologia do Mar de Peniche como docente de “Praticas de cozinha” e “Cozinha Internacional" , formador no centro de formação de Santarem ou em aulas promovidas por várias entidades e consultor para a área alimentar em diversos restaurantes e empresas alimentares.